Retinopatia

A retina é a camada mais interna do globo ocular onde formam-se as imagens no olho humano, e que prolonga-se pelo nervo óptico. É responsável pela formação de imagens, ou seja, pelo sentido da visão. É como uma tela onde se projetam as imagens: retém as imagens e as traduz para o cérebro através de impulsos elétricos enviados pelo nervo óptico.

Retinopatia é o termo utilizado para designar formas de lesões não inflamatórias da retina ocular.Normalmente é associada a deficiente aporte sanguíneo.Com frequência, as retinopatias são manifestações localizadas de doenças sistêmicas.

Os principais tipos são:
• Retinopatia diabética: Causada pelo diabetes mellitus
• Retinopatia hipertensiva: Causada pela hipertensão arterial
• Retinopatia da prematuridade: Com origem na prematuridade do recém nascido
• Retinopatia solar: Causada pela incidência solar direta
• Retinopatiamedicamentosa: Causada pelo uso de determinados medicamentos
• Oclusão de vasos

Não podemos esquecer também se outros tipos de lesões como descolamento de retina, DMRI (doença macular relacionada a idade), retinosepigmentar, e outras, que também podem agredir gravemente a saúde ocular.

Todos os tipos de patologias na retina podem culminar com a cegueira, caso não sejam diagnosticados e tratados a tempo, ou se as lesões atingirem a mácula (área central da visão).

Retinopatia diabetica

A retinopatia diabética é a lesão à retina causada pelas complicações do diabetes melittus e evolui do aparecimento inicial de micro-aneurismas, seguidos de pequenas hemorragias. Sucessivamente surgirão hemorragias maiores, cicatrizações (manchas em flocos de algodão )ou manchas duras. Tanto mais graves quando se fazem na região da mácula (ponto de maior acuidade visual). Ocorrem em ambos os olhos e se chamam retinopatias não proliferativas quando não ocorre o crescimento de vasos sanguíneos anômalos.
No caso da retinopatia proliferativa haverá o crescimento de vasos anormais na superfície da retina, estrutura essa responsável pela formação da imagem.Devido a fragilidade destes vasos pode ocorrer micro hemorragias e até causar descolamento da retina. Ambos provocam a grave redução da visão e, até mesmo, a cegueira total.

Descolamento de retina
É uma enfermidade caracterizada pela separação da camada foto-sensível, com a camada de suporte e nutrição da retina .Pode ser causada por trauma, ou por uma existência prévia de uma pequena ruptura por onde o fluido intra-ocular, chamado de gel vítreo, entra e força a separação das camadas, ou pela sucção exercida pelo gel vítreo na parte foto-sensível da retina, o que é mais comum em pessoas idosas.
O descolamento de retina pode vir acompanhado de vários sintomas como flashes de luzes, manchas escuras se movendo, e perda parcial de visão. As manchas escuras são conhecidas como moscas volantes. Sua percepção não determina o descolamento de retina, o que realmente o determina é seu aumento desenfreado seguido do surgimento de pequenas manchas, em tom roxo, nas regiões periféricas.
Se não tratada imediatamente geralmente leva a perda total de visão. O tratamento pode incluir a utilização de laser, e várias técnicas cirúrgicas específicas como a vitrectomia.

Retinose Pigmentar
Chamada também de retinopatia pigmentosa é uma doença genética, que ataca a retina causando destruição das suas células, como o próprio nome diz, o epitélio da retina sofre um processo de hiper pigmentação, adquirindo por isso uma coloração escurecida. O paciente que tem a doença perde pouco a pouco a visão, inicialmente a visão noturna depois a visão diurna. A perda de percepção das cores e tonalidades em contrastes também acomete de forma gradual o paciente.