CONJUNTIVITE

É a inflamação da conjuntiva, que é uma fina membrana transparente que reveste o branco dos olhos, parte da frente do globo ocular, além de também revestir o interior das pálpebras.

Dependendo do caso pode acometer os dois olhos, pode durar de uma semana até mais de quinze dias e em geral não costuma deixar seqüelas, exceto nos casos de maior severidade.É uma patologia que tem causas de origens diversas podem ser :infecciosa, alérgica ou tóxica.

A conjuntivite infecciosa é contagiosa, e tem como principais agentes vírus e bactérias. O contágio se dá somente pelo contato, ao contrário do que algumas pessoas acreditam, de que a conjuntivite pode ser trasmitida pelo ar. Dessa forma, alguns cuidados podem ser tomados para evitar o contágio, como evitar ficar em ambientes fechados com pessoas contaminadas, não usar objetos contaminados de pessoas que estejam com conjuntivite, como toalhas, roupas, travesseiros, lenços, óculos, maquiagem, e se possível evitar contato direto com pessoas contaminadas, como aperto de mão.

A conjuntivite alérgica é aquela que acomete pessoas predispostas ditas atópicas ou alérgicas. Indivíduos que ja apresentam alérgias como rinite ou bronquite, tem grande chance de em algum momento manifestar também alergia conjuntival. É um tipo de conjuntivite em que não há risco de contágio, apesar de que pode começar em um olho e depois se apresentar no outro.

A conjuntivite tóxica é causada por contato direto à algum agente tóxico, que pode ser produtos de limpeza, fumaça de cigarro e poluentes. Alguns outros irritantes capazes de causar conjuntivite tóxica são poluição do ar, sabão, sabonetes, spray, maquiagens, cloro e tintas para cabelo. A pessoa com conjuntivite tóxica deve se afastar do agente causador e lavar os olhos com água abundante. Caracteriza-se por uma hiperemia dos vasos sangüíneos da conjuntiva, prurido, sensação de desconforto e por vezes dor.

Os principais sintomas da conjuntivite são:

-olhos vermelhos e lacrimejantes
-Inchaço da palpebral
-Sensação de areia ou de ciscos nos olhos;
-Aumento do lacrimejamento com a presença de secreção;
-Em alguns casos aparecimento de glânglios (infartos ganglionares)